Voltar 

 Viver a albufeira

 

 
 
 
 

Um passeio circundando a Albufeira que se espraia pelo grande vale do rio Távora é cenário majestoso de água, serra  e vinhas, bem vivos nos prazeres da pesca do remo, ou no gosto do cabrito assado de Sernancelhe ou dos típicos peixes do rio em escabeche.

Fixo como ponto de partida o final da estrada da Faia, na Barragem, pequena aldeia perfumada de repouso e frescura, numa encosta de pinheiros e eucaliptos  com uma magnifica Estalagem em reestruturação e um interessante parque de campismo. Sigo, depois de atravessar o dique à beira de toda a linha de água em direcção a Freixinho.

Depois de 500 metros de percurso, lá no alto,  observamos Fonte Arcada, aldeia antiga, sorridente nas expressões populares e rodeada de pastos, vinhas e pomares.

Pelo percurso, admirando o vasto panorama da Albufeira da Barragem, vamos observando um ou outro pescador na pesca da truta, escalo, boga, carpa ou achigã, principais espécies piscícolas existentes no local.

O percurso prossegue subindo e descendo penedos e antigos muros de propriedades, agora submersas, acompanhando sempre as margens verdes e frescas da albufeira, em direcção a Freixinho.  

Ao chegar a Freixinho começam os panoramas do visual da albufeira neste local mais afunilado. A nova marginal da aldeia, tal como na Faia acompanha a linha de água até à aldeia, ao longo das margens suaves, rodeadas de areais, lameiros e pinhais.

Freixinho, aldeia empoleirada na garganta panorâmica do Távora, evidenciando-se mais abaixo, sobre os penhascos do leite do rio e quando a albufeira está mais vazia, as ruínas da ponte românica do pontigo, que ligava Freixinho a Penso

Passa-se a nova ponte de Freixinho e onde  se pode contemplar o majestoso panorama da albufeira, do lado de Penso, agora tendo como fundo Freixinho, Fonte Arcada e a serra de Macieira.

Pela beira, já em direcção à Faia, surgem vistas de sonho. Os penhascos, os verdes vales dos afluentes da ribeira de Forca e do Granjal, a ilha, e por que não, repousar à sombra dos pinheirais. 

Antes da Faia e por entre pinheiros, sobressai a capela do Nosso Senhor da Aflição, abençoando a aldeia num ambiente intensamente verde e fresco que  acompanhou este circuito turístico até ao final.

 

 
 
 
 
 
 

  Voltar